Universidade de Pernambuco institui Programa de Voluntariado

A Universidade de Pernambuco regulamentou a atividade de voluntariado no âmbito da instituição através de resolução aprovada em reunião do Conselho Universitário (CONSUN) no dia 26 de novembro.

O Programa de Voluntariado, de acordo com a Resolução 047/2021, fica instituído na prestação de serviços nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, atividades técnicas, administrativas e/ou de cultura.

"Esta resolução foi construída a partir de sugestões apresentadas ao Conselho Universitário, no sentido de ampliar espaços na UPE para docentes e/ou não docentes aposentados. É um marco no reconhecimento à contribuição de profissionais experientes, aposentados ou não, docentes ou não docentes, para o desenvolvimento da formação de seus estudantes e ampliação das ações junto à comunidade", afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura, Luiz Alberto Rodrigues.

O desenvolvimento das ações não resultará em nenhum tipo de remuneração ou vínculo trabalhista. O trabalho voluntário não poderá substituir vagas ociosas no serviço essencial da universidade.

O servidor ativo do quadro efetivo da universidade não poderá atuar no programa em atividades fins. Se eventualmente selecionado, sua atuação voluntária deverá ocorrer fora da carga horária habitual de trabalho.

Para participar das atividades docentes, o pré-requisito é ser professor aposentado, estudante de doutorado ou de pós-graduação da UPE e de outras instituições de ensino superior e ser detentor do título de mestre e/ou doutorado reconhecido pelo Ministério da Educação.

O voluntário docente poderá exercer atividades de ensino, pesquisa, extensão, orientação de estudantes e de participação em grupos de trabalho de natureza acadêmica. Também poderá participar de bancas examinadoras, de acordo com a análise de cada colegiado de curso.

Para atividades não docentes será preciso comprovar experiência ou formação técnica na área que deseja atuar. Em ambos os casos poderá ser solicitado atestado de condições físicas e/ou de sanidade mental para exercer a atividade.

As unidades de educação e do Complexo Hospitalar da UPE divulgarão a demanda temporária de voluntários em edital.