Fórum Científico e Cultural dos Estudantes de Enfermagem debate sobre a integralidade como ato de resistência nas singularidades sociais"

Nos dias 22 e 23 de novembro, aconteceu o “XVIII Fórum Científico e Cultural dos Estudantes de Enfermagem” promovido pelo Diretório Acadêmico Identidade do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento foi realizado na Faculdade de Enfermagem da UPE (Fensg) e trouxe como tema: "A integralidade como ato de resistência nas singularidades sociais"

Estiveram presentes à coletiva contrafluxo, a fotógrafa Priscilla Melo, Centro de Valorização da vida e também representantes do Conselho Nacional de Saúde, FIOCRUZ, ABEN. Foram realizadas rodas de conversa sobre diversidade funcional e formação profissional, Saúde Mental de universitários, saúde de população de rua além de oficinas de Mandala, Twerk, percussão e Lambe-lambe. 

O evento homenageou a diretora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc), professora Izabel Christina de Avelar Silva, com a proposta de evidenciar pessoas que estejam na linha de frente para manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS) resistindo a tantos retrocessos impostos.

“Uma enfermeira que esteja disposta a gerir um dos grandes hospitais de referência do estado de Pernambuco torna-se uma grande honra e inspiração para a categoria de enfermagem e para toda a sociedade” - trecho da carta lida durante a homenagem.

 Oris Night também foi homenageado pelo trabalho inspirador enquanto educador popular e pela valorização da arte e saber do povo no enfrentamento das desigualdades.

Houve também apresentação de trabalhos científicos em rodas com metodologias ativas com premiações.